Aqueles que querem escolher um passeio para as crianças, podem escolher a opção certa com o guia Fuja de Casa com as Crianças, da Publifolha. O livro apresenta diversas atrações para crianças de todas as idades, que podem ser visitadas a até 250 quilômetros da cidade de São Paulo.
Divulgação
Guia Fuja de Casa com as Crianças
O guia separa as atrações por faixa etária (de dois a três anos, de três a cinco anos, de cinco a seis anos, de sete a oito anos, de nove a dez anos e mais de dez), oferecendo serviços e mapas de localização.
Leia abaixo trecho do livro que traz dicas de alguns passeios para crianças de nove a dez anos de idade. Os horários, preços, telefones e mais detalhes sobre as atrações são encontradas no guia.
*
9 a 10 anos
Nesta faixa etária, muitas crianças já têm um pé na tão temida adolescência, a fase dos questionamentos, confrontos e mau humor. É natural, portanto, que seja uma época de mudanças para todos. A vida passa a ser uma aventura repleta de desafios e ele (ou ela) é o herói dessa história. Na escola, a complexidade dos temas abordados aumenta, ampliando-se o universo estudado; entram em cena o País e o planeta Terra.
Além disso, as crianças nesta fase já costumam apresentar interesses específicos. Há as que gostam de ler e estudar história; há as aficionadas por esportes; há as fascinadas pelas ciências, e assim por diante. Os adultos podem tirar proveito disso e passar horas divertidas ao lado da criança.
O país e o planetaUm lugar que certamente consegue mexer com a imaginação de qualquer um é o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), na Cidade Universitária. Numa viagem pela história e cultura de civilizações desaparecidas, crianças e adultos descobrem que índios brasileiros de 7.000 anos atrás eram superavançados. Encontram até um sarcófago egípcio numa tumba. Pode ser interessante combinar isso com uma experiência lúdica num brinquedo de faraós, múmias e labirintos, no Hopi Hari, em Vinhedo. O Museu de Arte de São Paulo (Masp), por sua vez, oferece outra viagem, contando um pouco da história do mundo ao mostrar a história da arte ocidental (afinal, a arte reflete o mundo). As crianças percebem como os temas religiosos dominam as pinturas mais antigas; depois, notam como os ricos e poderosos passam a ser os retratados; e, por fim, descobrem que as pessoas comuns ganham evidência. No Masp tem até um quadro do rei Luís XVI da França, o decapitado, quando criança, e duas pinturas de Pablo Picasso, o pintor espanhol que mudou a arte para sempre. O Memorial da América Latina também mostra imagens de vários povos latino-americanos, além de ter teatro infantil regularmente.
Política & Cia.Nesta fase, muitas crianças já querem participar mais da vida do País, lendo jornal e discutindo sobre tudo. Por isso, vale a pena mostrar como os fazendeiros de café paulistas dominaram a cena nacional até 1930, fenômeno que foi responsável pela vinda de imigrantes para o Brasil (que substituíram os escravos) e que transformou para sempre nossa sociedade. Na Fazenda Monte D'Este, em Campinas, pode-se testemunhar a importância do cultivo do café, enquanto no Museu da Imigração Japonesa e no Memorial do Imigrante aprende-se sobre a imigração.
Iniciação científicaOs fenômenos da física, as estrelas e os planetas, o corpo humano, a anatomia dos animais, tudo isso pode ganhar um colorido de aventura em algumas atrações. Além da Estação Ciência, que cobre ampla gama de assuntos permitindo-nos ver como funciona um vulcão ou até sentir um terremoto de média intensidade, além de ver réplicas de esqueletos de dinossauros, há outros museus científicos interessantes. No Museu de Geociências, logo na entrada, há um meteorito de 628 kg encontrado em Goiás. Trata-se de um pedaço de asteróide quadros informativos fornecem outros detalhes.
No Museu de Anatomia Veterinária da Cidade Universitária, encontram-se um coração de baleia mink e diversos esqueletos. Também há o Museu de Anatomia Humana. Fora de São Paulo, várias atrações merecem atenção. No Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos, as crianças conhecem melhor os satélites brasileiros e na Nanoaventura, em Campinas, entendem mais da nanotecnologia. No Parque do Varvito, em Itu, a atração principal são as rochas provenientes de uma das eras do gelo da Terra, 280 milhões de anos atrás. Tratase de um verdadeiro tesouro geológico. Planetários como o do Ibirapuera em São Paulo e observatórios como os de Brotas e Campinas continuam a ser ótimos programas. Estratégias militares também atraem a garotada, o que pode ser visto no Museu da Marinha, em São Paulo, e na fortaleza de Itaipu, Praia Grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário